Seguidores

sábado, fevereiro 07, 2009

CULPA DE SÃO BENEDITO


CULPA DE SÃO BENEDITO

De: Ysolda Cabral



A propósito de um convite para compor um dueto que recebi de um escritor do Recanto das Letras, Edson dos Santos, um comentário feito por outro escritor me fez refletir sobre os relacionamentos que terminam de maneira conflituosa.

O tema do dueto, o qual versava sobre um casal nitidamente apaixonado um pelo outro e que se separa com certa tranqüilidade, chamou a atenção do escritor que observou ser uma pena que na vida real isso não acontecesse efetivamente. Pelo menos na maioria dos casos.
Neste ponto me lembrei do folclórico "Jambre" filho da linda Rio Formoso, cidade localizada a aproximadamente 140 km do Recife, aonde costumávamos ir jantar no “Restaurante do Baiano”, ouvir "Jambre" cantar, beber e chorar a perda da mulher amada, a qual tinha fugido com um artista de circo.
O que mais chamava nossa atenção era o fato dele se referir a mulher com carinho e sem nenhuma revolta. Colocava toda culpa em São Benedito, padroeiro da cidade de Ipojuca, seu padrinho.

Um dia lhe perguntamos qual era afinal a culpa do Santo. Ele ficou bravo, mas respondeu:

- Aquele negro filho da mãe, não podia ter feito isso comigo não!

À medida que falava dava banana, chovia saliva, limpava a boca na manga da camisa, tomava um golinho de cachaça e continuava...

– Como é que um padrinho deixa uma coisa dessas acontecer ao afilhado?! Saí daqui com a minha Maria no dia da festa dele no primeiro caminhão de cana que passou na estrada, todo contente para lhe render homenagem e o que é que ele fez? O que ele fez?!!!

E ele mesmo respondia...

- Deixou um circo ser armado na praça, bem no meinho da festa!!!! Aí, Maria doidinha por circo, não sossegou. E, ao invés de ficar comigo na festa, inventou de ir para o circo. Eu posso com uma coisa dessas?!

- Culpa dele!!
Ô santo cabra safado!!!
Nunca mais vou ao Recife, só para não passar na porta daquele filho da égua!!

- Ô Baiano, bota mais uma aqui!

**********
Tadinho de São Benedito, tão lindo, tão generoso e ainda levando dessas! É mole!!!

(Rsrs)
**********

Publicada também no Recanto das Letras