Seguidores

quarta-feira, abril 15, 2009

A GUERRA DO FOGO X EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE


BREVE RESENHA SOBRE O FILME
“A GUERRA DO FOGO X EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE “

POR: YSOLDA CABRAL




Uma vez constatada a nossa origem comum, segundo a Teoria do cientista inglês, geólogo naturalista Charles Darwin, a Antropologia se perguntava por que e como somos diferentes dos demais animais. Além disso, ao reconhecer todos os seres humanos como membros da mesma humanidade, a ciência do humano se perguntava o porquê da diferença de comportamento entre os grupos humanos. A resposta foi colocada de maneira bem simples e clara: a responsável pela diferença é a cultura. Somente nós temos a capacidade de simbolizar e, portanto evoluir. Essa distinção radical entre cultura e natureza, entre humanos e demais animais, manteve a visão de nossa superioridade sobre todos os animais.

No filme “A Guerra do Fogo” essa afirmação é colocada de forma nítida e clara quando alguns membros de um determinado grupo são “convidados” a viajarem em busca do fogo, cuja chama deixaram apagar.

O pequeno grupo é logo liderado por um dos membros, nitidamente mais ponderado, curioso e corajoso.

Ao longo do percurso, encontra um grupo menos evoluído de canibais e em outro; um mais evoluído.

Com esses últimos, tem contato pela primeira vez com o sorriso e o humor, advindo de uma pedrada involuntária na cabeça. Dá-se então a descoberta da alegria mesmo na dor de uma pedra na cabeça. (?)( Rsrs)

Conhece o artesanato, amplia seu conhecimento na culinária. Tem contato com a vaidade; higiene pessoal, etc.

Dormir sob proteção de uma “casa”; comer e beber em recipientes e, claro, aprender a fazer o fogo. Ponto primordial para acontecer à evolução sob todos os aspectos da vida. - Neste sentido, fica bem evidente no filme a relevância da comunicação através de gritos, gestos, símbolos e ação para a nossa evolução.

E para que ela – a vida - tenha continuidade com beleza e magia realçada, o filme mostra através de seu líder, o amor entre o “semelhante diferente”, quando faz o líder do pequeno grupo se apaixonar pela nativa daquela comunidade mais evoluída e com ela aprende a correta forma de se relacionar sexualmente, a amar e a respeitar seu semelhante e por que não dizer; dele cuidar?

E, o resultado é que volta da viagem trazendo consigo o conhecimento de como fazer o fogo, sua amada e enormes aprendizados.

O filme deixa clara a importância do sentimento – amor – pela vida e pelo igual, mesmo que ele seja diferente. O hominídeo quase, bonobo do filme, nos comove e impressiona quando sob a luz de uma linda Lua Cheia, junto à sua amada, aguarda a chegada do primeiro filho.

Será por isso que digo :

CHAMA DE AMOR

Com a chama do amor
Sobrevivo
Calo o grito
Sufoco a dor
.
Com a chama do amor
Fico leve
Sou alegre
Mesmo que de maneira breve
.
Com a chama do amor
Amanheço
Anoiteço
Envelheço
.
Sem a chama do amor
Não existe poema
Não existe canção
Pára o meu coração
.
Sem a chama do amor
Não sei quem sou
Não sei onde estou
Não sei para onde vou

Sem a chama do amor
Desapareço
Entristeço
Morro de solidão e de dor ?
.
**********
P.S - Matéria do interesse da turma de Direito 2009 da FAPE.
Espero que esteja correta minha interpretação.
Publicada tb no Recanto das Letras.