Seguidores

quinta-feira, setembro 10, 2009

PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA




PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
De: Ysolda Cabral




Ontem resolvi fazer minha volta do trabalho pra casa diferente. Pedi que minha filha levasse meu carro e entrei no primeiro ônibus que passava. PE-15 - Boa Viagem. Para entrar senti dificuldade, pois quando andava de ônibus, a entrada era pela porta detrás e a saída pela da frente. Agora é o contrário.

Entretanto, o motorista percebeu meu atrapalho e pacientemente esperou que eu, enfim, acertasse a entrada. O ônibus estava lotado e apenas uma pequena cadeira, logo na frente, estava vaga. Sem pestanejar sentei e pensei: que sorte a minha!

O sinal abriu e seguimos viagem. Relaxada, considerei se teria sorte de chegar em casa a tempo de tomar um banho e ir pra faculdade - o trânsito do Recife está um verdadeiro caus. De repente, olho para o lado da janela e no meu campo visual entra um azulão meio estranho. Foco o olhar naquele ponto, junto a meu assento e leio: “reservado para deficientes, idosos e gestantes”. Como não me encaixava em nenhum dos três, fiquei muito envergonhada e imediatamente me levantei pedindo desculpas ao motorista e me dirigi para a parte detrás do ônibus. Ele então, muito gentilmente, me disse para voltar a sentar onde estava, e, caso fosse necessário, eu procuraria outro assento.

Pronto! Foi mais que suficiente para que eu detivesse toda a minha atenção no motorista. Esqueci-me do trânsito, de tentar me distrair, vendo outras pessoas, a vida que ali estava e que pela janela passava.

Sempre tive uma péssima impressão dos motoristas de ônibus de linha urbana. Apressados, estressados, mal educados... Bom, aquele era diferente. Educado, boa aparência, uns 45 anos aproximadamente, e, um excelente profissional. Não dava “freio de arrumação” e nem desacelerava sem necessidade deixando os passageiros enjoados. Sua meia-embreagem não era “dançante” e sua educação, com todos os passageiros, era algo mesmo extraordinário. – Eu nunca tinha visto nada igual. Queria ver como ele se comportaria na Av. Eng. Domingos Ferreira. Seria a prova de fogo.

Mal chegamos nos deparamos com um engarrafamento daqueles. Ele, do nada, olhou para mim e falou: “essa é a pior e mais perigosa Avenida do Recife e, isso a qualquer hora do dia ou da noite. Seja no item trânsito, droga, prostituição... Todas as vezes que chego aqui, penso em minha aposentadoria."

E enquanto estávamos ali parados, ele me contou que já foi assaltado várias vezes e numa delas foi baleado; teve um revolver na cabeça por tempo significativo e se não fosse sua fé em Deus e o amor a sua família, viveria a base de remédios.

Seu nome: JOSÉ CLÁUDIO GOMES, casado, pai de dois filhos menores, esposo fiel e dedicado. Sua esposa: outra batalhadora! É gerente de padaria. Seu sonho: se aposentar e ir morar em sua casinha em Gravatá com a família, e, finalmente, ter tempo para ela.

Sua tristeza maior: sua linda e saudável sogra não ficar com seus dois filhos enquanto ele e a esposa trabalham, os obrigando a deixá-los na casa de uma pessoa estranha. – Que mulher mais boba, meu Deus!!!

Enfim, o trânsito andou e eu fiquei a refletir sobre tudo o que havia sido me dito, em forma de desabafo. Minha parada chegou e antes de descer, fiz questão de apertar a mão do Sr. José Cláudio – um homem de bem e um profissional sério e competente, fazendo votos de que seu sonho se realize o quanto antes.

Gosto muito de conhecer pessoas que fazem a diferença.

**********

O livro " Apenas Poesia" à disposição no site da Editora Livro Rápido, ou através do e-mail ysoldacabral@hotmail.com.

**********

Publicado no Recanto das Letras em 09/09/2009
Código do texto: T1800597